Outubro começa e com ele o “Outubro Rosa“, campanha mundial realizada para a prevenção do câncer de mama.
Além de exames regulares, alimentação balanceada e uma rotina longe do sedentarismo, há um método que você pode realizar em sua casa para identificar possíveis nódulos nas mamas: o autoexame.
Passo a Passo para o autoexame
O autoexame é muito importante para auxiliar na identificação de nódulos de um possível câncer de mama. No entanto, o procedimento, que deve ser realizado todos os meses após o período menstrual, não pode ser considerado o único método preventivo.
Ele não substitui os exames necessários, como mamografia, ultrassonografia mamária e ressonância magnética.
Quando estiver fazendo o autoexame, a mulher deve se atentar para alterações como retração da pele ou do mamilo, assimetria, inchaço, qualquer tipo de secreção incomum, vermelhidão na região e se há gânglios nas axilas.
Caso ela perceba alguma dessas alterações já é importante procurar um especialista.
Como fazer o autoexame?
Para fazer o autoexame das mamas a mulher deve, primeiramente, ficar de pé, em frente ao espelho, para observar o bico, a superfície e o contorno dos seios.
Em seguida, ela deve levantar os braços. Ao fazer o movimento, deve-se prestar atenção se, com o movimento, aparecem alterações de contorno e superfície das mamas.
O terceiro passo é apalpar a região. A mão direita deve apalpar a mama esquerda e vice-versa. A mulher deve fazer movimentos circulares suaves, apertando levemente com as pontas dos dedos.
É importante também dar atenção especial às axilas e aos mamilos.
As axilas devem ser apalpadas em busca de nódulos. Já para examinar os mamilos, a mulher deve comprimir o local da base para o bico e verificar se há secreção.
Caso seja identificado alguma alteração é importante procurar ao médico.