Móveis pretos: usar ou não usar

É muito comum encontrar dicas de decoração e indicações de profissionais sobre o uso de móveis claros na decoração. Eles são atemporais, simples de combinar e podem ser usados pela casa toda. Mas e quando queremos algo diferente, como móveis pretos, devemos usar ou não?

Mobiliário preto

Fonte: Projeto da arquiteta Leila Dionizios.

Tons escuros levam charme, elegância e sofisticação a qualquer espaço! É por isso que, cada vez mais, vemos projetos de decoração que incluem móveis pretos. Eles combinam com os mais variados tipos de decoração e podem ser o diferencial que falta para tornar algum cômodo da sua casa ainda mais especial.

É muito comum ver móveis escuros em ambientes comerciais, mas isso não significa que você não possa usá-los em casa. Afinal, se eles estão em uma loja ou showroom, é provável que o intuito de quem os projetou é mostrar que cores escuras também podem ser usadas em ambientes residenciais.

Também é bastante comum encontrar móveis pretos em decorações voltadas para o público masculino, o que faz com que muita gente acabe com receio de colocá-los em ambientes mais familiares. Porém, não é preciso ter medo em investir em móveis escuros, principalmente se você quer dar um toque a mais de elegância na casa.

É claro que quem sempre teve móveis em cores tradicionais pode demorar a se acostumar com os de tom preto. Nem sempre nos acostumamos imediatamente com determinadas mudanças decorativas, mas, com o tempo, acabamos por perceber que o espaço está ainda melhor.

Cozinha preta

Fonte: Projeto do arquiteto Alessandro Sartore.

Além disso, é preciso saber dosar a quantidade de peças pretas que serão colocadas no espaço. Substituir todos os seus móveis claros por pretos pode não ser a melhor opção, pois o excesso de tons escuros tende a tornar o espaço pesado e sem vida. O ideal é usar outros objetos que se destaquem ainda mais no infinito do móvel.

Uma mesinha de centro preta no meio de uma sala decorada só com móveis claros torna-se o centro das atenções e ainda dá um toque de elegância ao ambiente. Já uma grande estante escura que recebe uma série de objetos e acessórios coloridos, de tons variados, com certeza não irá deixar o visual do espaço pesado.

Móveis pretos devem ser combinados com peças de outras cores para criar contraste e deixar os espaços mais dinâmicos. A combinação de preto e branco, por exemplo, é um clássico e dá muito charme e elegância a casa. Uma mesa de jantar branca complementada com cadeiras pretas ajuda a gerar equilíbrio e deixar qualquer residência mais moderna.

Vale lembrar que os móveis pretos devem ser proporcionais ao cômodo que está sendo decorado. Escolher um móvel preto lindo, porém muito pequeno para o espaço, pode fazer com que ele perca todo seu destaque no meio de outros objetos decorativos. Já se o móvel for muito grande, ele pode acabar se destacando de forma negativa, tornando o cômodo um pouco soturno.

Móveis pretos: usar ou não usar

Fonte: Projeto das arquitetas Lia Lamego e Fernanda Mancini.

Muita gente se pergunta se pode usar móveis pretos na cozinha. E a resposta é sim! Apesar de parecer inusitado, os móveis pretos para cozinha criam uma base neutra para receber acessórios coloridos de todos os tipos, o que muito comum neste tipo de cômodo. Os móveis pretos também podem ajudar a destacar o revestimento, que muitas vezes passa despercebido.

Em muitos casos, vale a pena investir em móveis de cozinha preto com acabamento brilhante, pois essas superfícies acabam funcionando como espelhos. Ao refletir melhor a luz, o espaço acaba ficando mais bem iluminado e arejado, criando um efeito que muita gente nem sabe que é possível se conseguir com móveis mais escuros.

Comentários

Leave a Reply