Dicas para usar móveis planejados na decoração industrial

By 25 de abril de 2018Cozinhas, Home Theaters, Quartos

Atualmente, a decoração industrial tem estado bastante em alta nos mais diferentes projetos, principalmente devido a grande popularização dos ambientes integrados. Se você também gosta deste estilo, confira algumas dicas para usar móveis planejados na decoração industrial.

Design de interiores

Projeto dos arquitetos Alexandre Lobo e Fábio Cardoso. Fonte: Roma Mobili.

A decoração de estilo industrial surgiu entre as décadas de 1950 e1970 em Nova Iorque, nos Estados Unidos, quando grandes espaços industriais passaram a ser ocupados por pessoas em busca de uma moradia diferenciada, os chamados lofts. Este tipo de habitação não costumava ter muitos acabamentos, além de oferecer um espaço sem divisórias.

Como funcionava como um espaço industrial anteriormente era comum que os lofts apresentassem paredes com tijolos aparentes, piso de concreto, peças de metal desgastadas, tubulações e vigas aparentes, dentre outros detalhes que são muito incorporados em decorações atuais para que elas ficassem com estilo industrial.

Atualmente, é possível assumir a decoração industrial por toda casa, principalmente investindo nesses elementos que a caracterizam. Materiais rústicos e peças com acabamentos metalizados ou desgastadas são bem-vindos para completar os espaços. Além disso, móveis e objetos de design assinado também podem fazer toda a diferença.

Dicas para usar móveis planejados na decoração industrial

Projeto de arquitetura residencial da arquiteta Ketlein Amorim com móveis planejados. Fonte: Roma Mobili.

Para que os ambientes não percam suas características e amplitude, é importante manter tudo sempre arrumado e nos lugares. Neste sentido, a dica é usar móveis planejados. Espaços de armazenamento, como armários e estantes, serão muito necessários. Porém, eles devem combinar com o estilo do resto da casa sem chamar muita atenção.

Neste caso, investir em móveis planejados na decoração industrial pode fazer todo sentido. Com design mais moderno, elegante e discreto, é possível instalá-los por toda a casa sem tirar atenção dos elementos que a deixam com o visual industrial. Além disso, como é possível escolher seu acabamento em detalhes, isso torna ainda mais fácil combiná-los com o resto da casa.

Uma das dicas para usar móveis planejados na decoração industrial é escolher cores que combinem com o visual. Móveis escuros geralmente combinam mais, mas se o espaço for pequeno o ideal é utilizar móveis em tom mais claro.

Dicas de decoração

Projeto da arquiteta Paula Neder. Fonte: Roma Mobili.

Mais do que só criar um visual desgastado e inusitado, a decoração industrial conta uma história: a dos moradores da casa. Por isso, objetos decorativos e móveis novos e usados se misturam a eletrodomésticos e eletrônicos modernos, criando uma síntese harmoniosa que parece ter vindo diretamente da Nova Iorque dos anos de 1960.

Mas, é preciso ter cuidado com as peças escolhidas, pois você quer um visual industrial, e não uma decoração que parece ter saído do lixo. Selecione bem o que irá entrar na sua casa e lembre-se que menos é mais, tendo em vista que as decorações industriais presam mais pelos detalhes arquitetônicos do ambiente.

Também é válido lembrar que muitos destes lofts serviram como casa a artistas da época e, por isso, é interessante ter algumas obras de arte para complementar a decoração. Quadros ou grafites que ocupem uma parede inteira, por exemplo, contribuem muito com o estilo industrial e podem ajudar a dar alguma cor ao espaço.

Uma das dicas na decoração industrial é o uso correto da iluminação. Superimportante quando estamos decorando como o estilo industrial, vale a pena investir em grandes luminárias de metal pintado ou mesmo um pouco desgastadas para usar por todos os cômodos. As tubulações aparentes complementam a decoração e ainda podem deixar todo o espaço com um visual mais interessante.

Móveis planejados

Projeto da arquiteta Ketlein Amorim. Fonte: Roma Mobili.

O estilo industrial, quando muito exagerado, pode acabar passando uma sensação de ser frio e pouco confortável. Mas os móveis planejados amplos e coloridos podem contribuir para espantar um pouco desta sensação dependendo do visual escolhido, pois o material do qual são feitos (a madeira) contribui em deixar os espaços mais aconchegantes, principalmente se tiver uma aparência natural.

Se você gosta do estilo industrial, não tenha medo de inovar e decorar seu lar utilizando seus princípios. E na hora de escolher os móveis, basta entrar em contato com a Roma Mobili, que tem uma longa tradição na fabricação de mobiliário planejado e certamente pode contribuir muito com a decoração da sua casa.

Comentários

Leave a Reply