Na região do Alentejo, em Portugal, está a Barragem de Alqueva – o maior reservatório artificial de água da Europa Ocidental, também chamado de Grande Lago. Foi nesta linda região que o escritório de arquitetura Aires Mateus – fundado pelos irmãos Francisco e Manuel, decidiu construir a incrível casa invisível. Com telhado verde, esta moradia moderna se mistura com a paisagem e nos convida a habitar em harmonia com a natureza.
De onde veio a inspiração para construir uma casa praticamente invisível? Segundo os irmãos: “O espaço, o vazio, é o centro da arquitectura, e o vazio é também aquilo que espera pela vida”.

Outros projetos do escritório
Com propostas inovadores que se estendem desde casas residênciais à instituições públicas, um dos projetos mais icônicos do escritório Aires Mateus é o Centro Geriátrico, em Alcácer do Sal. Construído em 2010, o prédio reinterpreta a combinação do público e privado, respondendo às necessidades de uma vida social, e ao mesmo tempo oferecendo isolamento aos seus moradores. O estilo minimalista incomum em hospitais, nos convida a repensar como a arquitetura pode influenciar o estado de espírito das pessoas.