Veja algumas dicas simples para ajudar sua cozinha a parecer maior

By 10 de outubro de 2017Cozinhas

Decorar e organizar a cozinha pode ser um pouco complicado. É bem comum que este espaço da casa acabe parecendo um pouco apertado, principalmente devido a quantidade de itens que colocamos dentro dele. Porém, a cozinha é o coração da casa e, como tal, deve ser um ambiente convidativo e aconchegante. Veja algumas dicas simples para ajudar sua cozinha a parecer maior:

Dicas para deixar a cozinha maior

Fonte: Projeto da designer de interiores Andressa Fonseca.

1. Revestimentos: escolher revestimentos com cores claras pode ajudar a criar uma sensação de amplitude, pois esses tons tendem a fazer com que o espaço pareça maior, mais bem iluminado e arejado. Além disso, se o revestimento usado na parede tiver um formato retangular, posicioná-lo verticalmente geralmente também pode ajudar sua cozinha a parecer maior.

2. Móveis aéreos: os móveis são essenciais na cozinha, pois são neles que armazenamos louças, talheres, objetos e mantimentos. É comum colocarmos vários móveis aéreos na cozinha para aproveitar melhor o espaço vertical, porém o excesso deles pode ser prejudicial e acabar deixando o cômodo com um visual meio pesado.

Opte por trocar alguns destes móveis por prateleiras abertas. Elas vão dar uma sensação de leveza e aconchego, além de proporcionar o espaço ideal para exibir aquelas louças mais bonitas ou até seus livros de receitas.

3. Superfícies reflexivas: nem todo mundo se dá conta, mas as superfícies reflexivas também contribuem bastante em fazer a cozinha parecer maior. Assim, móveis com acabamentos com brilho e até eletrodomésticos em aço inox podem ser um diferencial importante para quem quer fazer o espaço parecer mais amplo.

Veja algumas dicas simples para ajudar sua cozinha a parecer maior

Fonte: Projeto da arquiteta Patrícia Netto.

4. Ganchos e suportes: quem tem pouco espaço nem sempre consegue ter uma quantidade adequada de móveis de cozinha. Mas a instalação de alguns ganchos e suportes pode criar um espaço de armazenamento extra em cima da pia ou mesmo no teto! Esses locais são ideais para colocar aqueles talheres grandes que usamos mais ou mesmo panelas e frigideiras.

Mas tenha cuidado com a quantidade de objetos pendurados deixados à vista, pois o excesso cria uma sensação de desorganização. Além disso, tudo o que for colocado à mostra deve estar em bom estado de conservação e contribuir com a personalidade do cômodo.

5. Mesas dobráveis e bancadas retráteis: quem tem uma cozinha pequena não costuma ter espaço para uma mesa ou bancada para refeições. No entanto, esses são itens que fazem falta no dia a dia, principalmente na hora de comer. Investir numa mesa dobrável ou numa bancada retrátil pode ser uma boa ideia, pois elas ficam recolhidas e são montadas somente quando há necessidade.

6. Fazer integrações: o que faz com que um cômodo fique pequeno são as paredes. Quando é possível, eliminar algumas delas pode surtir um resultado incrível. Por isso, veja a possibilidade de integrar a cozinha a sala de jantar ou a de estar, por exemplo. E lembre-se que, para reformas estruturais, o planejamento da obra junto a um arquiteto é fundamental.

7. Móveis sob medida: uma forma muito inteligente de aproveitar bem o espaço da cozinha é instalar nela móveis planejados sob medida para a área disponível. Afinal, móveis sob medida são sempre ótimas saídas para quem precisa maximizar o espaço de armazenamento de qualquer cômodo sem sacrificar a estética.

Projeto para cozinha

Fonte: Projeto da arquiteta Carolina Mendonça.

A principal vantagem dos móveis sob medida é que eles são projetados para caber especificamente num determinado local, o que deixa o espaço com um acabamento muito bonito. Além disso, como são feitos de acordo com as necessidades do cliente, sua distribuição interna pode ser customizada, deixando-os muito mais funcionais.

Adquirir móveis sob medida deve ser visto mais como um investimento do que como um gasto, pois eles certamente contribuirão em ajudar a cozinha a parecer maior. E também vale ressaltar que os móveis sob medida têm uma durabilidade enorme, o que os tornam um ótimo investimento se você pretende morar muito tempo neste local.

Comentários

Leave a Reply