Dicas preciosas para manter a casa limpa e organizada em período de resguardo

By 25 de março de 2020Ambientes

Nesse período de quarentena, ficando o dia todo em casa, muitas vezes organizar a casa pode se tornar uma tarefa mais difícil. Mais louça, brinquedos espalhados, mais sujeiras. Cuidar de casa não é uma tarefa fácil, ainda mais nesse período. É preciso manter todos os cômodos limpos, lavar e passar as roupas, manter insetos afastados e ainda por cima preparar as refeições. Tudo isso exige dedicação, paciência e um pouco de criatividade para driblar as maiores dificuldades.
Selecionamos algumas dicas que podem ajudar você a conseguir um tempo para descansar ou fazer outras tarefas em meio a essa organização. Confira:

1. Um cômodo por vez
Divida a limpeza da casa por cômodo e por dia e faça uma lista de tarefas para saber o que deve ser feito em cada lugar. Programe cada dia da semana para uma coisa diferente, por exemplo: Tire 15 min por dia pra varrer a casa e juntar a bagunça espalhada ainda mais se você tem criança em casa. Se você mora sozinho muitas vezes 2 ou 3 vezes na semana são suficientes. Uma vez por semana você tira pra dar jeitinho no banheiro e no quarto, uma vez por semana você dá um trato na cozinha. Lembre-se que água sanitária é muito eficiente na limpeza contra o Covid-19.

2. Otimize os espaços
Cada espaço da casa pode ser aproveitado e se transformar em um espaço funcional. Talvez agora seja o momento para pensar em novas formas de utilizar espaços nem sempre explorados. Móveis projetados são perfeitos para isso, pois você customiza tudo e consegue um melhor aproveitamento do espaço.


3. Armário embolorado

Quartos muito úmidos são um grande problema na hora de guardar as roupas. As peças guardadas por muito tempo correm o risco de ficar emboloradas. Sem falar nos males para a respiração que um ambiente mofado pode provocar. Uma maneira prática de evitar a proliferação dos fungos no guarda-roupas é utilizar uma mistura de água, vinagre e água sanitária na hora de fazer a limpeza.

Não borrife perfumes no interior do móvel: eles só ajudam a proliferar ainda mais o mofo, sem falar nos riscos de manchar as roupas. Guarde as peças em plásticos, pois eles retêm a umidade.


4. Definindo o lugar de cada coisa

Quando cada coisa tem um lugar determinado a organização é simplificada. O necessário para manter a casa sempre em ordem, então, é respeitar os locais definidos por você e manter tudo onde deveria estar. Separe alguns gavetas ou espaços no armário para guardar itens que serão utilizados com mais frequência. Alguma prateleiras podem ajudar nessa organização também. Isso vale para qualquer espaço na sua casa, inclusive na geladeira.

5. Faça disso uma tarefa agradável
Coloque uma música animada enquanto faz o trabalho e dê-se uma recompensa depois, como ir fazer as unhas ou encontrar os amigos. Assim, você nem vai sentir o tempo passar. Sem contar que ver a casa arrumada e limpa já é uma recompensa!

6. Divida as tarefas
É dever de todos os moradores cuidar da casa. Separe as tarefas com os outros moradores. Se todos se propuserem a ajudar, não há porque a faxina demorar mais do que 15 minutos diários. Se você mora sozinho, abuse dos equipamentos mais eficientes como um aspirador de pó para fazer várias tarefas em menos tempo.

7. Passando camisas
Passar roupas é uma tarefa relativamente simples, mas algumas peças exigem cuidados especiais. Com as camisas, por exemplo, é preciso seguir um pequeno ritual para que não fiquem com vincos comprometedores.

A primeira parte da peça a ser passada é o colarinho. Faça-o de fora para dentro, assim, não há riscos de o tecido ficar enrugado. Coloque a parte dos ombros na ponta mais estreita da tábua antes de passar. Em seguida, faça o mesmo com a parte superior das costas. Passe os punhos e as mangas, as duas metades da frente e, por fim, a parte de trás.

8. Perfumando o ambiente
Vários produtos para perfumar o ambiente, hoje em dia, podem ser encontrados em supermercados. No entanto, ainda há quem prefira os métodos naturais. Experimente encher um recipiente com grãos de café e colocar uma vela em cima. Adicione algumas gotas de essência de baunilha.

Outra tática é criar um perfumador caseiro: junte pedaços de limão, alecrim, óleos essenciais e paus de canela e coloque em água para ferver. O cheiro vai se espalhar pelos cômodos da casa. No banheiro, a dica é colocar óleo essencial no interior do rolo de papel higiênico. Toda vez que for usado, ele irá liberar bons odores.

Comentários

Leave a Reply