Dicas para renovar a decoração da casa

O ano está só começando e muita gente já está pensando em redecorar a casa. Se este for o caso, saiba que existem várias formas de deixar seu lar com uma nova aparência. Confira as dicas para renovar a decoração da casa organizadas pela Roma Mobili:

Móveis planejados

Projeto dos arquitetos Jorge Nascimento e Guilherme Saggese.
Fonte: Roma Mobili.

5 Dicas para renovar a decoração da casa:

1. Comece pelas cores das paredes: uma das mudanças mais rápidas e econômicas é mudar as cores das paredes. Uma lata de tinta não custa tanto, mas permite que você cubra uma enorme superfície. Para quem já se cansou das cores das paredes, esta certamente é uma ótima ideia.

Outra opção um pouco menos econômica é forrar uma parede com papel de parede. Isso pode trazer muita vida para o espaço, principalmente se o papel escolhido for colorido ou estampado. Os tecidos para parede também são uma opção viável e sua instalação é bem parecida com a do papel de parede. Esse material também ajuda a tornar o espaço mais aconchegante.

2. Organize a papelada: é comum acabar acumulando um monte de revistas, papéis e correspondências por toda a casa. Isso ocorre não só devido a falta de organização e locais de armazenamento, mas também a rotina corrida do dia a dia. Se algum ambiente da casa parecer meio sobrecarregado, é hora de organizá-lo.

Dicas para renovar a decoração da casa

Projeto da arquiteta Carolina Mendonça.
Fonte: Roma Mobili.

Separe os papéis importantes (contas, comprovantes de pagamentos, documentos, etc.) daqueles que podem ser jogados fora e armazene-os nos locais adequados. Já os papéis que vão para o lixo podem tomar um destino mais ecologicamente correto e serem entregues para a coleta seletiva ou mesmo numa associação de catadores para a reciclagem.

3. Tenha móveis planejados: o ambiente também pode ficar mais funcional e aconchegante com o uso de móveis planejados, não só porque eles se encaixam bem no espaço, mas também porque promovem a organização e têm um visual mais moderno. Além disso, é fácil combiná-los com outros móveis preexistentes na casa.

Como são projetados de acordo com o gosto dos donos da casa e suas necessidades, os móveis planejados não prejudicam a circulação e ainda promovem novos locais de armazenamento. Isso faz com que o espaço fique mais elegante, parecendo inclusive mais amplo e arejado. Mudar para móveis planejados pode fazer com que a casa pareça que foi completamente reformada imediatamente.

Móveis na decoração

Projeto do arquiteto Vicente Giffoni. Fonte: Roma Mobili.

Os móveis planejados também podem levar cor e vida aos mais diferentes ambientes, pois o acabamento é feito de forma personalizada. Assim, um espaço que antes parece sem graça pode se tornar o centro das atenções com a instalação deste tipo de mobiliário.

4. Troque os objetos decorativos: quando se mantém os mesmos objetos decorativos na casa por muito tempo, é comum enjoar deles e querer trocar tudo. A boa notícia é que essas peças costumam ser as menos onerosas de uma decoração, porém nem sempre conseguimos encontrar algo acessível e que tenha bom acabamento.

Por isso, dê preferência a qualidade do que a quantidade. Geralmente, é melhor investir em poucas peças que acrescentam beleza e qualidade a decoração, oferecendo uma boa durabilidade, mas que são um pouco mais caras, do que ter um monte de pequenos acessórios que não acrescentam valor nenhum ao imóvel e ainda podem se deteriorar rapidamente.

Decoração de casa

Projeto dos arquitetos Alexandre Lobo e Fábio Cardoso.
Fonte: Roma Mobili.

5. Explore as paredes: nem todo mundo se dá conta, mas ter alguns acessórios nas paredes pode fazer toda a diferença. Quadros, por exemplo, acrescentam valor a decoração e ainda podem ser um ponto focal de destaque para qualquer ambiente. Já um espelho amplia visualmente o cômodo e ainda contribui com a iluminação.

Quem tem muitos livros para guardar ou objetos decorativos para expor pode pendurar prateleiras e nichos nas paredes para esses fins. O importante é escolher bem as peças que ficarão à vista e não sobrecarregar as prateleiras e nichos para garantir um visual mais arrojado e também a segurança do espaço.

Comentários

Leave a Reply