Dicas para escolher móveis para o quarto do casal

By 10 de novembro de 2017Quartos

Mobiliar um quarto de casal nem sempre é fácil, principalmente porque é comum que as partes envolvidas nem sempre concordem sobre as peças. Mas se você está passando por isso e quer ver logo tudo pronto, confira algumas dicas para escolher móveis para o quarto do casal:

Decoração de quarto de casal

Projeto dos arquitetos Bruno Carvalho e Camila Avelar. Fonte: Roma Mobili.

Diálogo é tudo: quando mobiliamos nosso próprio quarto, escolhemos aqueles móveis que mais nos agradam, cabem no espaço disponível e combinam com nosso estilo. Porém, quando se trata de um quarto de casal, isso é bem diferente. Cada um costuma ter seu próprio estilo, e isso pode ser bem difícil de conciliar.

Porém, não há nada que não possa ser conversado. É provável que, em algum momento, alguém tenha que ceder, algo comum quando se trata da vida a dois. O ideal é que os móveis para o quarto do casal carreguem um pouco da personalidade de cada um, para que ambos fiquem satisfeitos.

Conheça o espaço: antes de escolher móveis para o quarto do casal, o ideal é tirar um tempo para conhecer o espaço, medindo-o para saber a metragem correta e observando onde portas e janelas se localizam. Isso já dá uma ideia geral de como o mobiliário pode ser distribuído e a quantidade e tamanho das peças que deixarão o quarto mobiliado e confortável.

Dicas para escolher móveis para o quarto do casal

Projeto das designers de interiores Juliana Neves de Castro, Luciana Nasajon e Mabel Graham Bell. Fonte: Roma Mobili.

Pense na funcionalidade: cada móvel escolhido para o quarto do casal deve ser avaliado quanto sua aparência e funcionalidade. Ter móveis que possuem uma função ajuda na rotina do casal e evita que algo fique simplesmente ocupando espaço. Vale lembrar que o espaço deixado para a circulação no quarto entre os móveis deve ser de, no mínimo, 60 centímetros.

Cama em primeiro lugar: como é o centro das atenções do quarto e o móvel que ocupa mais espaço, a cama deve ser escolhida primeiro. É claro que todo casal quer ter uma cama enorme, mas nem sempre o espaço disponível permite isso. O ideal é buscar por algo que atenda bem as necessidades do casal, seja confortável e comece a definir o estilo que será adotado no quarto.

Móveis neutros: quando não se chega a uma conclusão sobre qual estilo seguir ao mobiliar o quarto de casal, é comum que se opte por móveis neutros. Eles são fáceis de encontrar e podem ser complementados com qualquer tipo de decoração. Isso pode, por exemplo, facilitar a personalização do cômodo e a mistura de estilos.

Dicas de decoração

Projeto da arquiteta Patrícia Netto. Fonte: Roma Mobili.

Móveis sob medida: em matéria de personalização do quarto, ter móveis sob medida pode fazer uma enorme diferença. Afinal, é possível escolher não só seu visual, como também sua distribuição interna, o que o torna mais funcional e facilita muito a vida do casal. A variedade de acabamentos diferenciados pode ser a melhor opção quando se trata de fazer o casal entrar em comum acordo.

Além disso, os móveis sob medida podem ajudar a economizar espaço no quarto, o que é sempre ótimo quando pensamos na circulação do cômodo. Como atualmente o metro quadrado está caro, casas e apartamentos têm apresentado metragens menores, o que faz com que cada centímetro bem aproveitado seja uma grande vitória.

Busque o equilíbrio: a escolha dos móveis do quarto não deve agradar só a uma das partes do casal. Pode ser complicado, mas com um pouco de paciência e carinho, é possível que o casal encontre peças que agradem a ambos. Além disso, a mistura de estilos está em alta e não só pode, como deve ser feita em todos os espaços da casa, inclusive no quarto, para que toda a residência carregue um pouco da personalidade de cada um.

Comentários

Leave a Reply