Confira algumas dicas para aproveitar melhor seus móveis planejados

Ter uma casa toda mobiliada com móveis planejados é o sonho de muita gente. Eles são bonitos, elegantes e de ótima qualidade, o que dispensa realizar sua troca frequentemente. Por isso, confira algumas dicas para aproveitar melhor seus móveis planejados:

Confira algumas dicas para aproveitar melhor seus móveis planejados

Projeto do arquiteto Vicente Giffoni. Fonte: Roma Mobili.

Dicas para aproveitar melhor seus móveis planejados:

Cozinha: ter móveis suspensos é sempre interessante, pois eles exploram o espaço verticalmente e ajudam a guardar louças e acessórios. Porém vale lembrar que os itens mais usados devem ficar nas prateleiras mais baixas para facilitar o acesso. Além disso, aproveite bem as gavetas mantendo-as arrumadas, para que seja mais fácil de localizar talheres e acessórios quando estiver cozinhando.

Na cozinha também vale a pena optar por móveis desenvolvidos exclusivamente para áreas úmidas, pois eles vão durar ainda mais. Ferragens e puxadores devem ser de materiais de qualidade superior e que não enferrujem.

Banheiro: outro espaço da casa que pede móveis desenvolvidos para áreas úmidas é o banheiro. Felizmente, eles não são difíceis de achar, principalmente se falamos de móveis planejados. O interessante de colocar planejados no banheiro é ampliar sua área útil, criando locais de armazenamento que, de outra forma, não existiriam.

Decoração com móveis planejados

Projeto das arquitetas Lia Lamego e Fernanda Mancini. Fonte: Roma Mobili.

Para tornar o banheiro ainda mais aconchegante, nada melhor do que decorá-lo com algumas peças. Por isso, aproveite que seus móveis de banheiro serão feitos praticamente sob medida para ter alguns nichos e prateleiras abertos, colocar neles algumas decorações, como vasos de plantas e objetos decorativos, e nas partes fechadas, toalhas e outros itens que usamos no banheiro.

O projeto do gabinete do banheiro deve levar em consideração objetos como secador de cabelos, prancha e até maquiagens, para que tudo tenha um lugar e não acabe espalhado em cima da pia ou mesmo pela casa. Gavetas com divisórias podem ajudar nessa organização, o que também facilita o uso dos acessórios.

Sala de estar/home theater: É comum que a sala de estar, muitas vezes, também funcione como sala de televisão. Por isso, ao escolher móveis planejados para esta área, lembre-se dos vários aparelhos eletrônicos que você pretende instalar e leve isso em consideração para escolher a divisão dos móveis.

Móveis planejados na decoração

Projeto do arquiteto Carlos Motta. Fonte: Roma Mobili.

Além disso, não se esqueça que as tecnologias ficarão obsoletas e você vai desejar trocar os aparelhos do home theater. Por isso, os espaços para cada um desses aparelhos não podem ser muito justos, tendo em vista que eles tendem a ter proporções diferentes conforme o tempo vai passando. Leve isso em conta quando estiver fazendo o projeto de seus móveis sob medida.

E também se lembre que, com o passar dos anos, a casa será reformada algumas vezes, recebendo uma nova pintura e até novos acessórios decorativos. Por isso, pode não ser uma boa ideia ter móveis planejados com visual muito datado. Móveis com design clean e cores neutras e discretas combinam com tudo, inclusive com as mudanças que podem ocorrer na sua vida ao longo dos anos.

Armários: vale o mesmo conselho dado acima para aproveitar melhor seus móveis planejados. Quanto menos datados os armários que você instalar pela casa, especialmente nos quartos, mais fácil será combiná-los com diferentes decorações ou adaptá-los para as mudanças que ocorrem na casa e na vida dos moradores.

Móveis planejados

Projeto das designers de interiores Juliana Neves de Castro, Luciana Nasajon e Mabel Graham Bell.
Fonte: Roma Mobili.

Quando o cômodo é pequeno, as portas de correr são ótimas aliadas, pois não ocupam lugar no espaço nem batem em outros móveis quando são abertas. Já se há um bom espaço, as portas tradicionais podem ser a melhor opção. Elas podem ser abertas todas as mesmo tempo sem que nenhuma parte do armário fique tampada, oferecendo uma visão completa de tudo.

Ao escolher a divisão interna dos armários, lembre-se dos itens de diferentes tamanhos para acomodar dentro deles. Camisas, calças, vestidos longos e curtos, malas de viagem e tantas outras coisas precisam ter locais específicos dentro do armário para que não acabem jogados pela casa ou estragados por estarem armazenados em locais indevidos.

Antes de escolher qualquer móvel planejado para sua casa, tenha em mãos uma planta baixa do imóvel. É importante conhecer bem as proporções de todo o espaço, evitando que eles venham no tamanho errado. Outra opção interessante é um funcionário da loja ir à casa do cliente e realizar essas medições, garantindo ainda mais precisão.

Comentários

Leave a Reply