Como tornar sua casa mais aconchegante

Saber como tornar a casa mais aconchegante não é fácil. Ter uma casa mais confortável e receptiva é o objetivo de muita gente que está redecorando. Porém, não é preciso gastar quantias exorbitantes para que sua casa se torne o centro das atenções.

Como tornar sua casa mais aconchegante

Projeto de interiores com móveis planejados. Designer de interiores Andressa Fonseca. Fonte: Roma Mobili.

Confira as dicas da Roma Mobili de como tornar sua casa mais aconchegante:

1. Tenha espaços de armazenamento suficientes: a bagunça pode deixar até o cômodo mais bem decorado muito pouco convidativo. Por isso, tentar ser o mais organizado possível e ter espaços de armazenamento suficientes pela casa pode ajudar a torná-la mais aconchegante. Atualmente, existem várias soluções de mobiliário para manter até o menor dos cômodos mais arrumado.

Ter móveis planejados, por exemplo, é uma ótima saída. Eles são espaços de armazenamento perfeitos não só por podermos escolher seus acabamentos, mas também sua distribuição interna. E como eles se encaixam perfeitamente no espaço disponível, não ficam no caminho, deixando a circulação mais livre pelo espaço.

2. Tenha madeira natural: ela não precisa estar apenas nos móveis. Você pode ter um piso de madeira ou mesmo peças decorativas deste material tão elegante. Os tons naturais de madeira dão uma sensação de aconchego maior por nos lembrarem da natureza. Mas cuidado para não exagerar e deixar o ambiente sobrecarregado, pois ele tende a ficar escuro.

Projeto de móveis planejados

Projeto da arquiteta Carolina Mendonça. Fonte: Roma Mobili.

3. Estofados: vá além de sofás, poltronas e camas. Ter belas almofadas sobre o sofá, por exemplo, pode ajudar a tornar a sala instantaneamente mais aconchegante, assim como vários travesseiros em cima de uma cama bem arrumada. Tapetes, cortinas e papel de parede são outros acessórios que ajudam muito a tornar sua casa mais aconchegante.

4. Iluminação: aproveite bem a luz natural, pois ela é bem confortável e gratuita. Se a sua casa tem uma grande incidência de sol, tente diminuir um pouco o excesso de luz com cortinas. Quanto a iluminação artificial, saiba que as luzes amarelas proporcionam mais conforto nos ambientes e podem ser usadas por toda casa.

5. Tenha objetos afetivos: eles são mais do que objetos decorativos que você vai a uma loja e compra. Os objetos afetivos são verdadeiras lembranças de momentos especiais que sempre nos transportam para quando estávamos extremamente felizes. Pode ser uma lembrança de viagem, uma foto, uma obra de arte, algo que pertenceu a alguém especial, dentre várias outras coisas.

Casa aconchegante

Projeto das arquitetas Lia Lamego e Fernanda Mancini. Fonte: Roma Mobili.

Não se preocupe se os objetos não forem todos do mesmo estilo, pois misturar várias peças diferentes é algo que está bastante em alta hoje em dia. Só tome cuidado para escolher objetos que tenham um bom acabamento e coloque-os em lugares seguros, para que não se quebrem devido a um esbarrão, por exemplo.

6. Tenha plantas: se existe algo que transporta a natureza diretamente para dentro de nossos lares são as plantas. Elas adicionam cor e vida imediatamente para os mais diferentes espaços da casa, deixando-os inclusive mais frescos e arejados. Suas plantas podem estar em vasos sobre os móveis, pendurados ou mesmo em um jardim vertical.

Tenha cuidado ao escolher as plantas para colocar em casa, pois muitas delas precisam de cuidados especiais e, se você não tiver tempo, elas vão acabar morrendo. Além disso, há plantas que necessitam de mais ou menos luz, então defina onde irá colocá-las antes de ir comprar para trazer as mais adequadas para cada ambiente.

Decoração

Projeto da arquiteta Leila Dionizios. Fonte: Roma Mobili.

7. Invista em cores claras e neutras: para proporcionar mais conforto visual ao seu lar, invista em cores claras e neutras, como branco, cinza, bege e off-white. Como elas também são atemporais ajudam a manter sua decoração sempre atual. Se você prefere ter um pouco de cor nas paredes, invista em tons pastel, que também são neutros e fáceis de combinar.

8. Mas tenha toques de cor: uma decoração toda branca certamente vai deixar sua casa com aparência de limpa, mas tende a ser muito pouco aconchegante. Aproveite que as paredes têm cores neutras para dar toques de cor com móveis e objetos decorativos. Peças vintage coloridas, por exemplo, estão em alta e podem ser o toque especial de qualquer decoração.

Comentários

Leave a Reply