Como deixar o closet mais organizado

By 15 de dezembro de 2017Quartos

Organizar o closet pode ser um verdadeiro caos, principalmente para quem não tem um sistema organizacional ou simplesmente um móvel pouco funcional. Mas se você quer saber como deixar o closet mais organizado, confira essas dicas da Roma Mobili:

Organização de closet

Fonte: Roma Mobili.

1. Separe o que você não usa: geralmente, são essas peças que acabam deixando o closet bagunçado. Por isso, tente se livrar delas antes de começar a organização do local. As peças em bom estado podem ser doadas ou mesmo vendidas, enquanto aquelas danificadas devem ser jogadas fora, assim como roupas íntimas e de banho velhas.

2. Observe o espaço: um closet geralmente possui diversas divisões voltadas para determinados tipos de roupas. Há lugar especial para aquelas roupas que ficam em cabides, espaço para os sapatos, maleiro para bolsas de diversos tamanhos, gavetas para roupas íntimas, dentre outras divisórias. O ideal é usar essa separação corretamente para deixar o closet mais organizado.

3. Funcionalidade do closet: às vezes o projeto do closet não é feito pensando em certos detalhes que podem torná-lo menos funcional, o que facilita o aparecimento de bagunça. Se o seu closet não é funcional para o seu estilo de vida, busque por organizadores para te ajudar. Outra opção é reformar o espaço com móveis planejados para suas necessidades.

Como deixar o closet mais organizado

Fonte: Roma Mobili.

4. Crie um sistema organizacional: pode parecer complexo, mas criar um sistema organizacional não é difícil. Você pode separar as roupas por cores, por estações, por ocasiões, etc. O ideal é que esse sistema atenda bem as suas necessidades, facilite a localização das peças e faça com que os momentos de se arrumar sejam otimizados.

5. Deixe o que você mais usa à mão: roupas de festa e casacos pesados, por exemplo, são peças que usamos pouco (pelo menos no Rio de Janeiro) e podem ficar em locais mais altos. Já calças jeans e roupas de malha tendem a ser mais usadas no dia a dia e, por isso devem ser mantidas sempre à mão. O mesmo vale para sapatos e outros acessórios: a dica para deixar o closet mais organizado é deixar sempre mais acessível ao que é mais usado.

6. Cuidado com as gavetas: uma atitude muito comum é bagunçar as gavetas, pois elas ficam fechadas e ninguém vê. Porém, isso pode amassar e danificar as roupas, além de tornar mais difícil achar o que se procura. Use e abuse dos sistemas organizadores. Eles podem ser colocados nas gavetas para evitar esse problema e mantê-las sempre arrumadas.

Dicas de organização

Fonte: Roma Mobili.

7. Use os cabides certos: existem diversos tipos de cabides, projetados para segurar os mais diferentes tecidos e roupas. Se você tem uma peça que vive escorregando do cabide, por exemplo, talvez seja melhor usar um revestido de camurça. As calças podem ficar em cabides próprios também, que evitam que elas se amassem.

8. Peças pequenas: joias, bijuterias, relógios e outros acessórios devem ficar em gavetas. Porém, se esta não é uma opção viável para você, que tal organizar as peças pequenas em caixas organizadoras? É possível encontrá-las em diversos tamanhos, o que é ótimo para quem precisa de várias caixas variadas. Além disso, elas são bonitas e ajudam a decorar o espaço e ajudam ainda na hora de pensar em como deixar o closet mais organizado.

9. Etiquete tudo: para saber tudo o que há nas gavetas e nas caixas organizadoras coloque etiquetas especificando, para que não seja necessário abrir tudo ao se arrumar. Isso certamente vai te ajudar a encontrar todo tipo de objeto, especialmente aqueles menos usados e que nunca sabemos realmente onde estão.

Organização de closet

Fonte: Roma Mobili | Projeto BC Arquitetos.

10. Tente deixar algum espaço livre: É provável que você logo compre algo novo, então é preciso ter espaço para isso também. Uma situação bem comum é acabar acumulando sacolas de lojas dentro do closet por não ter onde guardar as peças. Por isso, se você quer seguir essas dicas de como deixar o closet mais organizado, vale sempre deixar um espacinho livre.

Sabemos que você não vai deixar seu closet sempre perfeito com essas dicas de como deixar o closet mais organizado, mas já pode ser o começo para uma organização mais eficiente.

Comentários

Leave a Reply