Como comprar móveis planejados; dicas para não errar.

Comprar móveis planejados é uma opção que tem se tornado cada vez mais comum. O que antes era considerado um pouco caro, atualmente tem sido como uma forma de deixar os ambientes mais bonitos, organizados e espaçosos. Se este também for o seu caso, confira algumas dicas para não errar ao comprar móveis planejados:

Como comprar móveis planejados

Fonte: Roma Mobili.

1. Levar só preço em consideração: móveis são bens duráveis que pretendemos usar por muitos anos, especialmente os planejados, que são feitos por encomenda. Dessa forma, investir num material de boa qualidade e que vai durar muito tempo é muito melhor do que comprar algo barato que irá se deteriorar rapidamente.

Pesquise por marcas e sua reputação, além de também buscar por avaliações dos projetistas que trabalham nas lojas. Afinal, são esses profissionais que irão te auxiliar na hora de comprar móveis planejados e, portanto, eles devem ser competentes e especializados. Deve-se levar em conta também o tempo que a marca está no mercado e a qualidade dos projetos já realizados.

2. Errar nas medidas: móveis planejados são projetados para caber especialmente em um determinado local. Ou seja, suas dimensões devem ser perfeitas para que se encaixem no ambiente e criem aquele visual maravilhoso. Porém, é muito importante saber medir o espaço para que o projeto fique como o imaginado.

Dicas de móveis planejados

Fonte: Roma Mobili.

Como muita gente não sabe muito bem como fazer essa medição, é comum que a loja envie um funcionário a casa do cliente para fazer as medições, o que garante a fabricação de um móvel de alta qualidade e que realmente caberá no espaço disponível, tanto na altura, quanto na largura e profundidade.

3. Não pensar nas instalações elétricas: quantas vezes uma tomada ficou coberta por um móvel na sua casa? Essa situação tão comum pode causar alguns problemas, deixando as instalações elétricas inacessíveis. Porém, isso é algo que pode ser evitado durante a instalação dos móveis planejados se tudo já tiver sido especificado no projeto.

Por isso é importante contar com um bom projetista na hora da criação do projeto, pois ele vai indicar todos esses detalhes, fazendo com que os móveis tornem-se muito mais funcionais. Em alguns casos é possível inclusive realizar a instalação de tomadas ou iluminação embutida no móvel planejado, o que facilita ainda mais a rotina da casa.

Móveis na decoração

Fonte: Roma Mobili.

4. Não prestar atenção nos acabamentos: existem vários tipos de acabamentos que podem complementar um móvel planejado, deixando-o ainda mais bonito e funcional. Porém, nem todo mundo pensa nisso na hora que o projeto está sendo desenvolvido e acaba com ferragens e puxadores feios ou de qualidade inferior.

O problema disso é que esses acabamentos podem influenciar no funcionamento e até na conservação do móvel. Por isso, preste atenção aos acabamentos para saber se eles são tão bons quanto o resto do material. Além disso, opte por peças que combinem com a decoração que você já possui em casa, para que tudo fique bem bonito.

5. Não fazer contrato: empresas sérias sempre trabalham com contratos. A verdade é que esse documento formal garante que tanto o cliente quanto a loja cumpram com suas palavras e, caso isso não ocorra, é possível acionar a justiça. O contrato é um documento que assegura que todos os envolvidos na transação recebam o que foi prometido.

Móveis planejados

Fonte: Roma Mobili.

Mais importante do que assinar um contrato é lê-lo com atenção. Isso pode ser um pouco chato, mas é importante para se conhecer todas as cláusulas. É no contrato que devem constar valores, formas de pagamentos, prazos, especificações dos produtos e muitos outros detalhes que são importantes prestar atenção. Por isso, exija um contrato e leia-o antes de assinar.

Comentários

Leave a Reply