Como combinar móveis planejados com o resto da decoração

Quando escolhemos móveis planejados é importante pensar como eles vão ficar com os outros itens que compõe a casa. Afinal, é este conjunto que ajudará a deixar o imóvel com aquele clima aconchegante de lar. Mas como combinar móveis planejados com o resto da decoração?

Como combinar móveis planejados com o resto da decoração

Fonte: Projeto da arquiteta Ketlein Amorim | Roma Mobili.

Não é difícil harmonizar os espaços quando se trata de combinar planejados com outros móveis que você já possui e objetos decorativos. Afinal, como o próprio nome já diz, quando o móvel é planejado, é possível customizar praticamente todos os seus detalhes, desde tamanho e cor até puxadores e ferragens, o que torna esse trabalho de harmonização bem mais simples.

Mas também vale lembrar que levar em conta as cores do piso, das paredes e até das portas também é fundamental. Esses detalhes são muito mais difíceis de trocar do que objetos decorativos e podem exigir uma verdadeira reforma se você não gostar da combinação final. E depois de já ter tudo pronto e arrumado, realizar uma reforma pode ser algo realmente estressante.

Utilizar móveis contrastantes com piso e paredes, por exemplo, pode ser uma ótima ideia, pois ajuda a destacar seu projeto de decoração. Ter um piso claro com móveis escuros fará com que eles se tornem o foco do ambiente, assim como os objetos colocados sobre eles. Porém, se o espaço for pequeno demais, muitos móveis escuros podem fazer com que ele pareça ainda menor.

Tons escuros, como marrom, azul escuro e preto, são contemporâneos e dão aquele toque especial que toda boa decoração precisa. Além disso, como esses são tons considerados neutros, eles também são fáceis de combinar tanto com outras peças escuras ou mesmo mais claras, criando um contraste ainda maior.

Decoração

Fonte: Projeto do BC Arquitetos | Roma Mobili.

Móveis claros contrastam melhor com pisos escuros e podem se manter atuais por muito tempo, além de não escurecer o espaço e ainda serem ótimos para destacar todo tipo de objeto decorativo. Combinar móveis sob medida claros com as paredes da casa pode ser fácil e ainda criar uma sensação de unidade maior.

Outra opção é manter tudo mais sóbrio e escolher um acabamento para os móveis sob medida na mesma cor do piso. Um ambiente com pisos e móveis da mesma cor pode ser o plano de fundo para uma decoração mais criativa e colorida, que precise de uma base neutra para ter mais impacto. Mas tenha cuidado para não deixar o espaço meio sem graça se fizer esta opção.

As portas podem ser disfarçadas com a utilização de móveis planejados se os tons forem parecidos, dando mais uniformidade ao espaço. Muitas vezes, os móveis são utilizados inclusive para fazer a porta desaparecer dentro do ambiente, o que pode ser um detalhe decorativo diferente e até intrigante para quem não conhece a casa.

Ao escolher planejados para complementar a decoração da casa também é preciso levar em conta os outros móveis que já existentes em que não há intenção em troca-los. Muitas vezes, trocamos alguns móveis por planejados, mas mantemos sofás, mesas, cadeiras, bancos, dentre outros, quando eles estão com boa aparência ou mesmo quando temos apego afetivo por eles.

Móveis Planejados

Fonte: Projeto da designer de interiores Andressa Fonseca | Roma Mobili.

Se o item for grande e colorido, como um sofá, por exemplo, escolher móveis planejados com cores mais discretas pode ser a melhor opção. Já se o item for neutro, a escolha da cor dos móveis planejados depende mais do seu gosto pessoal e do que você deseja criar no cômodo. Tons mais sóbrios e claros criam espaços discretos, enquanto cores escuras ou vibrantes destacam o cômodo.

Não é difícil descobrir como combinar móveis planejados com o resto da decoração. Com um pouquinho de dedicação é possível criar cômodos bonitos, convidativos e aconchegantes misturando peças antigas com novas e deixando tudo com muita personalidade.

Comentários

Leave a Reply